terça-feira, 20 de julho de 2010

A Life in Pictures


Alguns dias atrás estava procurando entre os meus filmes o Dr. Strangelove. Queria assistir novamente, mas não o achei. No entanto, durante essa procura sem resultado, avistei entre a pilha desajeitada e um tanto corcunda de dvd’s, Eyes Wide Shut, para nós, De Olhos Bem Fechados. Estava exatamente entre O Homem Duplo e As Invasões Bárbaras.
Mas não, não é De Olhos Bem Fechados que me fez escrever este pequeno texto. Não ele especificamente.
Quando vi no dvd deitado o nome do filme, percebi ao lado um: "de Stanley Kubrick". Imediatamente veio a minha cabeça comentários de amigos sobre um documentário da vida e obra de Stanley Kubrick: A Life in Pictures. Para nós, Imagens de Uma Vida

Fui atrás...

Achei...

Assisti...

O documentário mostra toda a trajetória de Kubrick, desde sua infância até o último filme por ele dirigido: De Olhos Bem Fechados. Justamente aquele que, entre outros, na torta coluna de filmes do meu quarto, me orientou a assistir esse documentário.
(Mas, mais uma vez, não é esse filme em específico que quero comentar.)
A Life in Pictures conta em detalhes a vida de um gênio. A obra de um gênio. Contestado e odiado por muitos até seu último dia de vida. Mas, indiscutivelmente, um gênio do cinema. Um obcecado pelo universo cinematográfico. Sua personalidade forte aliada à disciplina culminaram em filmes de uma estética singular; de uma linguagem única.

Nenhum filme de Kubrick passa batido!

Obviamente, não tenho a pretensão de tecer um comentário crítico a respeito desse grande gênio do cinema, minha intenção é apenas compartilhar a impressão que tive assistindo a esse grande documentário, pois é muito bem feito, além recomendá-lo a todos que cultivam um interesse pelo genioso diretor.

Segue a primeira parte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talk to me